O QUE ELES ESCONDEM

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015


Traduzimos o texto que Yanis Varoufakis, o novo Ministro das Finanças grego, colocou no seu blogue, no dia a seguir à vitória do Syriza, É um discurso de quem sabe o que diz e o que fazer, com dignidade e verdadeiro sentido patriótico. Revela, ainda, ser culto, longe dos economistas de mercearia, presidentes de todos os "cidadões".

 
Ontem, a democracia grega revoltou-se contra a morte da luz. A Europa e o mundo devem juntar-se a nós.
Hoje, o povo da Grécia deu um voto de confiança à esperança. Serviu-se das urnas de voto, nesta esplêndida celebração de democracia, para pôr fim a uma crise que se realimenta, traz indignidade à Grécia e nutre as forças mais obscuras da Europa.

O povo da Grécia enviou, hoje, uma mensagem de solidariedade ao Norte, ao Sul, ao Este e ao Oeste do nosso continente. Essa simples mensagem é a de que está na hora de acabar com a crise-privação, a punição e as acusações. Chegou a hora de revitalizar os ideais de liberdade, de racionalidade, do processo democrático e de justiça, no continente que os criou.
A democracia grega escolheu, hoje, não se deixar levar aos poucos para a noite.
A democracia grega decidiu revoltar-se contra a morte da luz.[N.T.]
Acabados de receber o nosso mandato democrático, apelamos ao povo da Europa e, evidentemente, do mundo inteiro, a juntar-se a nós no campo da partilha, da prosperidade sustentável. 
______

[N.T.] Estes dois últimos parágrafos fazem referência a um poema de Dylan Thomas, que pode ser lido e ouvido aqui e aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário