O QUE ELES ESCONDEM

quarta-feira, 30 de abril de 2014

 
Juan Francisco Martín Seco publicou, em Fevereiro de 2013, o livro com o título “Contra el Euro. Historia de una ratonera” (Contra o euro. História de uma ratoeira). O autor é um dos economistas que, ao longo dos últimos 25 anos, tem alertado para a armadilha que nos vêm estendendo com o chamado projecto europeu e, mais concretamente, a constituição da União Monetária.

O excerto, retirado do capítulo 6 intitulado “Culpables” (Culpados), traduz a raiva de quem sabe que o imenso sofrimento, infligido à grande maioria da população, poderia ter-se evitado e que os culpados, não só continuam impunes, como ainda lucram com a crise que provocaram.
Martín Seco descreve, nesta passagem, a situação espanhola, que é, inteiramente, a de Portugal ou Grécia. E, se nada acontecer, outros se nos juntarão, tal como nós nos juntámos àqueles de que menos se fala – os países do Leste da Europa, apenas com a Ucrânia a escapar, até há poucos dias. (A Rússia será um osso mais duro de roer...).

É que a globalização do capital financeiro, iniciada no século XIX, tem, agora, necessidade de se virar para os países de origem, visto estar a ser escorraçada de muitas das colónias dos restantes continentes, da China à América Latina.
Não se trata já de mais uma crise passageira, mas de um processo de autofagia, em que o capitalismo deixou de investir na produção, limitando-se a devorar as suas próprias entranhas, o que prenuncia o seu fim.

A história diz-nos que a ganância capitalista é capaz das maiores atrocidades. Resta saber se os povos compreenderão a disjuntiva “socialismo ou barbárie”, equacionada há quase um século por Rosa Luxemburgo, ou se se deixarão arrastar para mais uma longa noite de escravidão e obscurantismo.
 

“A sociedade espanhola vive, hoje, numa situação dramática. Na história recente, é difícil encontrar semelhanças. Submeteu-se a grande maioria da população a múltiplos sacrifícios e privaram-na dos direitos laborais e sociais conquistados ao longo de décadas. Os cidadãos viram como se reduzia substancialmente o seu poder de compra. E tudo isso de repente.Passou-se da euforia económica à depressão. Muitos temem pelo seu posto de trabalho, pelo dos seus familiares, pelas suas pensões; duvidam de que os seus rendimentos se mantenham na mesma quantia, de que, no futuro, possam contar, como até agora, com cuidados de saúde gratuitos ou que os seus filhos tenham, em matéria de educação, as mesmas oportunidades de que eles disfrutam. Já existe mais de um milhão de famílias que carece de qualquer resdimento e cuja situação se torna, de dia para dia, mais desesperante. Há quem se veja obrigado a viver dos pais, dos irmãos. Aumenta, em progressão geométrica, o número daqueles que têm de acudir à caridade das ONG, perante a paralisia do Estado e a demissão das suas obrigações que, na Constituição, parecem ter uma finalidade de mero adorno. Os pequenos comerciantes sentem sobre a sua cabeça a ameaça de encerramento, ao ver como o consumo se reduz todos os dias, situação agravada por leis tão injustas como a da liberdade de horários comerciais, o que permite a concorrência ilícita das grandes superfícies.
O primeiro sentimento da sociedade espanhola foi o de surpresa. Num brese lapso de tempo, viu como a sua vida e as suas expectativas não param de se alterar, sem ver com clareza qual o motivo. As pessoas não entendem. Fala-se-lhes da crise com carácter quase mitológico, como uma praga bíblica; do euro, da taxa de juro da dívida, de Merkel, de Draghi e do BCE. Depois da surpresa chegam a angústia e o medo, porque nem nos piores pesadelos imaginavam que iam viver uma situação económica como a actual. Depois, a indignação. (...) A crispação, a irritação, estendem-se a grande parte dos cidadãos, sejam eles de direita ou de esquerda. A raiva, excepto em sectores reduzidos, ainda não se converteu em violência, entre outras razões porque, nas sociedades ocidentais, depois de muitos anos de relativo conforto, os cidadãos esqueceram-se desse exercício.”

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário