O QUE ELES ESCONDEM

domingo, 24 de agosto de 2014


Resposta ao presidente do Montepio e quem mente

por Eugénio Rosa

O Dr. Tomás Correia, presidente do conselho de administração do Montepio tem multiplicado nos órgãos de comunicação social, à falta de argumentos, ataques pessoais contra mim acusando-me de eu " mentir aos associados " (ex.: Dinheiro Vivo , DN, de 19/8/2014 e outros jornais) na informação que fiz aos associados, embora depois não prove. Em relação a estas declarações do presidente do conselho de administração do Montepio quero dizer apenas o seguinte:

1- Os dados que utilizei na minha informação aos associados, e que o Dr. Tomás Correia diz que não são verdadeiros, constam dos relatórios e contas, que são públicos, assinados pelo conselho de administração, de que ele é presidente, portanto confirmando a sua veracidade. Os meus dados só não serão verdadeiros se os dados constantes dos relatórios e contas não forem verdadeiros. Mas esta questão cabe ao Dr. Tomás Correia esclarecer.

2. Nos vários "confrontos verbais" que tenho tido com o Dr. Tomás Correia ao longo dos anos sobre questões de gestão do Montepio, tenho constatado que o mesmo tem dificuldades em compreender e interpretar corretamente dados financeiros e contabilísticos, certamente porque a sua formação de base é de direito.

3. O Dr. Tomás é uma pessoa estruturalmente autoritária. Quando confrontado com ideias ou posições diferentes das suas, procura "quebrar" o oponente (já me ameaçou direta e pessoalmente que me ia "quebrar" ), procurando intimidar utilizando o poder que advém da sua função. Sente-se o "dono de todo o Montepio" e ouve-se fundamentalmente a si próprio, o que é sempre um risco para qualquer organização, pois naturalmente comete mais erros do que cometeria se ouvisse mais os outros e, nomeadamente, opiniões diferentes.

4. Tenho sido solicitado por diversos órgãos de comunicação social a prestar declarações sobre o Montepio, o que tenho recusado pois não quero alimentar uma polémica que é sempre negativa para a reputação do Montepio que defendo. A informação que publiquei tornou-se necessária para esclarecer os associados sobre a situação do Montepio, que estava a ser objeto de controvérsia no espaço público pelos órgãos de informação. E divulguei-a para esclarecer qual era a minha posição, e para tornar claro que defendo uma gestão diferente para o Montepio, o que nunca ocultei nos órgãos sociais do Montepio em que participo.

5. Finalmente para que os próprios associados possam concluir quem fala verdade – se sou eu ou o presidente do conselho de administração do Montepio – seguidamente apresento cópias das paginas dos relatórios e contas da Caixa Económica – Montepio Geral onde constam os dados que utilizei na minha "Informação aos associados" (como indico o número da página, qualquer associado poderá ter acesso direto a esses dados pois os relatórios e contas são públicos e estão disponíveis no "site" do Montepio em
www.montepio.pt/iwov-resources/SitePublico/documentos/pt_PT/institucional / assembleias-gerais /2014 /CEMG-RC-2013.pdf e www.montepio.pt/... )

6. Muitos associados continuam a perguntar-me se as suas poupanças e depósitos estão seguros no Montepio. Com a informação que possuo a minha resposta é SIM (tenho poupanças na Associação Mutualista e não tenciono retirá-las). Mas é preciso que não se cometam no futuro os mesmo erros de gestão que se cometeram até aqui que tiveram ou podem vir a ter custos elevados (perdas de muitos milhões €, de que é exemplo o caso BES/GES) para o Montepio como provam os dados que se apresentam seguidamente. É esse o objetivo do meu alerta. E com o alerta que fizemos e com o apoio dos associados esperamos que uma gestão mais profissional e cuidadosa passe a existir no Montepio. Mas para isso é preciso maior atenção e fiscalização dos associados.

Vamos apresentar a seguir cópias das páginas dos Relatórios e contas da Caixa Económica – Montepio Geral que contém os dados que utilizamos na “Informação aos associados sobre a situação do Montepio”, que o presidente do Montepio afirmou que eu menti aos associados. E indico as páginas dos relatórios, que estão disponíveis no “site” do Montepio, para facilitar a procura no caso de algum associado estar interessado em as consultar. Para que a interpretação dos dados seja mais fácil mesmo por aqueles que não estão familiarizados com os conceitos contabilísticos e financeiros faremos acompanhar cada quadro de uma nota explicativa.

Desta forma ficará claro para os associados quem mente: eu ou o presidente do Montepio ?

Saudações mutualistas , Eugénio Rosa, 20/8/2014

 _______

Os documentos apresentados por Eugénio Rosa podem ser consultados em:


 

Sem comentários:

Enviar um comentário