O QUE ELES ESCONDEM

sexta-feira, 6 de junho de 2014

O DESEMBARQUE NA NORMANDIA
 
Os media, porta-vozes dos interesses da oligarquia nacional e mundial, difundem, hoje, a propósito da comemoração dos 70 anos do desembarque na Normandia,das tropas aliadas na 2ª Guerra Mundial, a requentada mentira de que foram, sobretudo, os americanos quem livrou a Europa do nazismo.
A História, como sempre, é contada pelos vencedores. E, agora, mais que nunca, com o desaparecimento da URSS o campo está livre para poderem reescrever, à sua vontade, a história da luta contra o nazismo e o fascismo.
No caso dos media portugueses, e não só, chega-se ao ponto de escamotear o facto de Salazar, em 1940, afirmar que ele e Hitler estavam “unidos pela mesma ideologia”(1). Isto não é de estranhar, visto ter desaparecido do vocabulário jornalístico termos como fascismo ou fascista para designar o regime anterior ao 25 de Abril de 1974, adoptando, invariavelmente, a expressão, muito querida a Salazar e Caetano, de Estado Novo.
Quanto à derrota de Hitler e o papel desempenhado pelos aliados, neste tão celebrado desembarque na Normandia, é necessário recordar o seguinte:
1. Em 1934, logo após a vitória de Hitler nas eleições de 1933, Stalin, vendo o perigo que isso representava para toda a Europa, propôs uma frente comum contra a Alemanha nazi.
2. Esta aliança foi recusada, proporcionando, assim, a ascensão rápida dos nazis, entre 1933 e 1939.
3. Em 30 de Setembro de 1938, depois de a Alemanha ter invadido e incorporado os Sudetas (território pertencente à Checoslováquia), o Reino Unido e a França assinam um acordo com a Alemanha e a Itália de Mussolini, em Munique, aceitando essa anexação.
4. A URSS, depois de ver recusadas as propostas de aliança contra a Alemanha nazi (entre elas, a de operações conjuntas no Mar Báltico) e depois do acordo de Munique, que a deixou isolada frente à ameaça nazi, decidiu assinar um pacto de não-agressão, em Agosto de 1939, dividindo a Polónia, julgando a URSS criar, assim, um território tampão ao avanço da Alemanha para Leste. (Sabemos, hoje, ter sido inútil a assinatura deste pacto, já que 9 dias depois, a Alemanha entra na Polónia e inicia a sua marcha até à União Soviética. Por outro lado, do ponto de vista dos princípios e ética comunista, este pacto foi e é sensurável).
5. Em 22 de Junho de 1941, os alemães invadem a URSS, apelidando esta invasão de “batalha pela sobreviv~encia contra o bolchevismo” ou “ cruzada contra o bolchevismo”, o que muito agradava a quem, como Churchill, considerava melhor o fascimo (não escondia a sua simpatia por Mussolini) do que  a solução alternativa: a revolução social.
6. Em Setembro de 1941, começa a grande batalha de Leninegrado, que deixa mais de 1 milhão de mortos, entre soldados e civis soviéticos, acabando em Janeiro de 1944, ao cabo de 900 dias, com a rendição final dos nazis.
7. Em 7 de Dezembro de 1941, os Estados Unidos declaram, finalmente guerra à Alemanha, depois do episódio de Pearl Harbur.
8. O desembarque na Normandia acontece a 6 de Maio de 1944, 4 meses depois da vitória soviética sobre as tropas nazis.
9. No dia do desembarque, o exército soviético havia já alcançado a supremacia sobre as tropas de Hitler, obrigando-as a recuar, ao mesmo tempo que ia libertando os territórios europeus ocupados.
10. No dia 16 de Abril de 1945, o exército soviético entra em Berlim e no 1º de Maio é hasteada a bandeira soviética no Reichstag.
 
Esta é a verdade dos factos, comprovados e comprováveis, mas sempre escamoteados, porque, afinal, o grande perigo continua a ser o comunismo, sonho que animou e anima muitos homens e mulheres, apesar de ter sido traído por muitos outros.

(1) Delzell, Charles F., ed., Mediterranean Fascism, 1919-1945, Nova Iorque, 1970 , p. 348


Sem comentários:

Enviar um comentário