O QUE ELES ESCONDEM

quinta-feira, 19 de junho de 2014


O ideal é o papá ter sido dono de uma ou mais roças em África e, desde menino, ou menina, saber como espremer o escravo ao nosso mando.
Faltando a experiência dita, basta um simples familiar, chegado ou não, ter terreno nas bandas da Galiza de baixo ou latifúndio em terras alentejanas.

A derradeira hipótese é da preferência de “socialistas” e a primeira tem a predilecção do PSD e CDS.
O diploma superior é muito fácil de obter,por subejarem faculdades, dentro e fora do país, que descobriram o furo e fazem bom dinheiro em mestrados, doutorados, pós-graduações e o que a imaginação humana e o jeito para o negócio poderão sempre inventar.

O nosso herói, lá de cima, tem a agudeza de distinguir um Alvarinho de um Loureiro, ainda que especializado em instalações eléctricas.
Dá garantias, também, porque, cordato e concordante sempre, encarna o exemplar perfeito do yes-man ou, em vernáculo de Alfama, choninhas.

Teve a sorte, além disso, de completar um estágio na chefia de jotinhas, o que abona, irrefutavelmente, a ascensão a sábio e medalhamentos locais e universais.
Com currículo tão subido, não vejo lugar para dúvidas no desempenho da missão que os astros e o governo determinaram confiar-lhe.

Se demora em decidir e está à espera do mau tempo, é que uma acção de resposta à natureza adversa, exige ponderação e calma e uns contributos de Bruxelas, que nós estamos a tinir há muito.
O pé-de-meia que havia foi canalizado para obra que acabará em Setembro, se as contas baterem certo.

E é precisamente aqui que a inteligência se revela: sendo os máximos do mau tempo a aproximar-se nesta altura, ver-se-á se S. Jacinto fica ou embarca para longes terras.
Resistindo, intervir-se-á, então, no litoral que restar.

Esta perspectivação científica baseia-se, como muito bem se sabe, no método das tentativas e erros.
Razão para medalhação a dobrar.


A.S.A., do blogue IRRESILIÊNCIAS

Sem comentários:

Enviar um comentário